Olfativo: Boa intensidade aromática, com frutas vermelhas e negras, cereja, amora, ameixa e framboesa. Notas de especiarias picantes, especiarias doces e herbáceas harmonizam com o carvalho num conjunto complexo de aromas: baunilha, coco, cravo, canela, café, tabaco e defumado.
Paladar: Repete as notas olfativas com bastante estrutura, mantendo o fresco e frutado, revelando a pura expressão da Sangiovese na Serra Catarinense, toque tânico e complexidade das Teroldego e Montepulciano. Corpo médio, taninos bem vivos e redondos, acidez presente com bastante estrutura em boca, com retro gosto persistente.
Elaboração: Colheita e seleção manual dos cachos. Mínima intervenção enológica. Uso de leveduras selecionadas. Fermentação bem longa em contato com as cascas e estabilização no frio da Serra Catarinense. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. No estilo italiano não se dá prioridade ao carvalho, a barrica é usada somente para elaborar a complexidade do vinho. Potencial de Guarda: 5-10 anos.
Dica de Harmonização: Carnes no geral, queijos maduros, molhos untuosos não muito condimentados, massas e risotos.
Temperatura de serviço: 16° a 18° C.
Descrição
Comentários