O serviço do vinho

  • 0
001 (17)

O serviço do vinho

Tags : 

001 (17)Temperatura de serviço

O serviço de vinho é um elemento importante para melhor expressar sua qualidade e para aumentar o prazer do consumidor. Sendo assim, a temperatura de serviço é um elemento fundamental para sua apreciação. Cada tipo de vinho possui uma temperatura ideal de serviço. Abaixo, temos as temperaturas ideais de consumo para os principais tipos de vinho:


Champagne e Espumantes001 (59)

De 4 a 8 graus

Vinhos brancos suaves ou aromáticos

De 6 a 8 graus

Vinhos Brancos encorpados com madeira

De 10 a 12 graus

Vinhos Rosados

De 8 a 12 graus

Vinhos Tintos leves jovens ou frisantes

De 12 a 16 graus

Vinhos Tintos de médio corpo

De 12 a 16 graus

Vinhos Tintos encorpados

De 16 a 18 graus

servirApresentação ao cliente.

Antes de iniciar os procedimentos de abertura, mostramos a garrafa para certificar-se de que o vinho solicitado é mesmo o que deve ser aberto. Neste momento, podemos acomodar a garrafa com o pano de serviço de forma delicada em nossas mãos.
Abertura da garrafa

Quanto menos movimentarmos a garrafa, maior destreza estaremos demonstrando ao cliente.

– Apoiamos a garrafa na mesa com o rótulo mirado ao anfitrião

– Cortamos a cápsula que pode ser de estanho, alumínio, ou plástico, em uma das saliências do bico. Esta operação pode ser feita com um “Corta cápsula” ou a própria navalha do saca-rolha.

– Limpamos o bico da garrafa antes de abri-lá.

– A abertura começa com o pescar a rolha com a ponta do aspiral e depois gira o saca-rolhas cuidando para não perfurá-la e fragmentar a cortiça.

– Com a garrafa aberta, servimos o anfitrião com uma pequena dose, afim que ele aprove.

– Aprovado, servimos os convidados da direta para a esquerda, primeiro as mulheres e depois os homens, sendo por último o que fez o pedido do vinho.

– Se o anfitrião for mulher é ela quem degusta a prova.

Decantação e aeração

A decantação e a aeração são operações charmosas. Que enobrecem o serviço e ritual do vinho.

A decantação é necessários em serviços de vinhos muitos velhos e que apresentam partículas sólidas precipitadas no fundo da garrafa. Estas partículas são geralmente bitartaratos de potássio e/ou precipitados de cor. Já a aeração é dar oxigênio ao vinho, e é muito interessante em vinhos tintos jovens que são muitos verdes ou em vinhos velhos, que estão presos.

Para isso, utilizamos a ajuda da luz de uma vela, que ajudará a visualizar o momento em que as partículas sólidas começam a passar momento em que paramos a operação.


Leave a Reply