Monthly Archives: maio 2014

  • 0

Villa Francioni lança Vinho Juarez Machado em São Paulo

Tags : 

Juarez MachadoPor Rute Enriconi

A vinícola Villa Francioni, e a distribuidora Ravin de SP, reuniram jornalistas e profissionais da área, para o lançamento do mais novo rótulo da vinícola: Vinho Juarez Machado.

 

Juarez Machado(01)O artista plástico catarinense, Juarez Machado, buscou inspiração na sede de empresa, em São Joaquim, para criar a série de rótulos exclusivos para o vinho que leva o nome dele.

 

O tema aborda os cinco sentidos (olfato, tato, paladar e visão) além do universo exterior e interior, num total de 7 rótulos diferenciados.

 

A partir das telas pintadas pelo artista, foram feitas as reproduções para os rótulos. Além das ilustrações, Juarez Machado também compôs um poema que está no contra-rótulo de cada garrafa.

 

A elaboração do vinho Juarez Machado coube ao enólogo Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a fundação, no ano 2000. O rótulo foi produzido com quatro diferentes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, a safra é 2007.

 

O vinho de potente estrutura é complexo e equilibrado, lembra os sabores de café torrado. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês. O teor alcóolico é de 14%. Combina perfeitamente com carnes assadas ou em molhos bem condimentados.


  • 0

Vinícola Suzin é destaque no programa Olhares da Band

Tags : 


O Everson foi no programa para explicar aos telespectadores sobre os vinhos finos de altitude.

 

Everson SuzinOs vinhos finos de altitude na região de São Joaquim estão acima de 900 metros de altitude.Esta localização permite um ciclo vegetativo maior, ou seja, aturação mais lenta o que permite maior concentração de açúcares, polifenóis e material corante e estas e outras substâncias darão o diferencial qualitativo do vinho.

 
A região de altitude também propicia a amplitude térmica: temperaturas amenas ou calor durante o dia e frio durante a noite, o que possibilita a planta potencializar a concentração destas substâncias.

 
Tudo isto, somado ao solo é o grande diferencial do terroir dos vinhos finos de altitude.Em geral, os vinhos da região são mais intensos e potentes.Mencionou também sobre as variedades produzidas na Vinícola Suzin: Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Malbec, Cabernet Franc e Petit Verdot.

 
Colocou que hoje a realidade mudou bastante, pois as vinícolas estão experimentando outras variedades.Questão de mercado, no caso de vinho tinto, fica pronto em 2 ou 3 anos.Se for considerar do plantio até chegar ao mercado são 6 anos.Falando de mercado, a Suzin trabalha no mercado interno em vários Estados, trabalha principalmente para o reconhecimento e a valorização do produto em Santa Catarina.

 

Otimista, disse que as barreiras quanto ao vinho nacional no Brasil estão caindo.Com o trabalho consolidado a meta é a exportação para os EUA.


  • 0
Filial em Lages visa expandir o fluxo do mercado de vinhos finos na Serra Catarinense

Casa do Vinho inaugura loja em Lages

Tags : 

Casa do VinhoDa Redação São Joaquim Online

Expansão do comércio do Vinho na maior cidade da Serra Catarinense

Casa do Vinho (28)Foi destacável o comprometimento e a investida da Casa do Vinho em lançar sua primeira filial na cidade de Lages.

A Loja abriu suas portas às 17 horas desta última sexta-feira (23) na Rua Frei Gabriel bem próximo a Catedral Diocesana levando ao povo lageano todo o charme, qualidade e requinte dos Vinhos Fino de Altitude principalmente os de São Joaquim.

A abertura foi um grande sucesso com um destaque louvável para o Vinho Comendador que bateu o recorde de vendas logo de arrancada após ser degustado pelos amantes do vinho e apreciadores.

Outro grande diferencial é que o povo lageano preferiu comprar os vinhos em caixas fechadas levando em conta o excelente desconto na compra em quantidade.

A Casa do Vinho levou uma grande quantidade de rótulos nacionais e importados, vinhos argentinos, chilenos, portugueses, italianos e franceses, mas a grande novidade ficou mesmo por conta dos típicos vinhos Finos da Serra Catarinense que mesmo diante dos importados continuam com a especial competitividade e preferência do povo serrano.

Este foi mais um empreendimento arquitetado pelo Comendador Vilson Borges e sua família que promete revolucionar o mercado de vinhos na Serra Catarinense.

Veja as imagens da Inauguração

Imagens São Joaquim Online