Monthly Archives: abril 2014

  • 0

Sanjo participa da Panorama Prowein 2014

Tags : 

ProWein_0Por MCK Assessoria de Imprensa

Panorama Prowein 2014

A visita de representantes da vinícola Sanjo à Prowein 2014, a maior feira de trade de vinhos, realizada em Dusseldorf na Alemanha, foi muito proveitosa no sentido de situar o perfil da vinícola de São Joaquim (SC) dentro do atual contexto global de produção e apresentação de vinhos.

 
O evento foi organizado em 7 pavilhões, divididos por regiões produtoras, com o estande da Wines of Brasil localizado no espaço destinado ao “novo mundo”, junto a países como Argentina, Chile, Uruguai, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
O representante da Sanjo no evento, Douglas Nunes Cordova, observa que foi justamente neste pavilhão que encontrou as principais novidades no setor e uma “maior proximidade com a realidade produtiva da Sanjo”, na busca pela diferenciação dos vinhos, tanto no conteúdo quanto na forma de apresentação das embalagens e comunicação.

 
Cordova cita como exemplo as tendências apresentadas por países como Nova Zelândia e África do Sul, que se destacam na produção de “vinhos leves e fáceis de beber e que transmitem fielmente a característica do terroir onde são produzidos” – e oferecidos “embalagens modernas, claras e de fácil manuseio”. Assim, estes vinhos chamam a atenção dos consumidores pela leveza da garrafa, com rótulos de design moderno, utilizando papel de alta qualidade e fechamento com tampa pilfer.

 
Em linhas gerais, Cordova acredita que o Brasil está em sintonia com estas tendências, mas ainda pode aprender bastante com a Nova Zelândia e a África do Sul, países que tem a Europa como principal mercado de exportação de sua produção. Uma importante diferença observada neste países em relação ao estande brasileiro, foi a utilização de muitas imagens das regiões produtoras que poderiam funcionar para atrair ainda mais a atenção do público aos vinhos brasileiros. Ele ressalta ainda que a participação em eventos com este é importante para o vinho brasileiro alcançar mais espaço no mercado europeu.

 
Com relação aos demais expositores, o representante da Sanjo observa que os países do chamado “velho mundo”, liderados por França, Itália e Espanha, mantém as características bem definidas de sua produção vinícola explorando as denominações de origem como o principal diferencial de cada vinho. Nesse contexto, ele destaca ainda os vinhos de Portugal, que, além do já reconhecido vinho do Porto, vem conseguindo um incremento significativo no volume de exportações, graças a um trabalho contínuo de valorização das castas portuguesas cultivadas em regiões específicas, que resultam em vinhos de alta qualidade.

 
Fundada em 1993, a Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das cinco maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura.


  • 0

Vigneto Pericó é premiado no Top Ten da ExpoVinis 2014

Tags : 

Vigneto PericóBruna Nicolao para Agência São Joaquim Online 

A Pericó Vinhos foi consagrada mais uma vez no prêmio Top Ten, na ExpoVinis – Salão Internacional do Vinho.

Desta vez, o Vigneto Sauvignon Blanc Pericó 2013, da Altitude Catarinense, conquistou o primeiro lugar na categoria Branco Nacional.

A Pericó foi a única vinícola catarinense a ser premiada nesta edição do Top Ten.

O prêmio, a marca registrada da feira internacional do vinho, é um dos mais reconhecidos do mercado. Os vinhos e espumantes consagrados neste Top Ten serão destaque na vitrine da ExpoVinis Brasil, que está sendo realizada em São Paulo, nos dias 22 a 24 de abril.

A Pericó Vinhos participa pela sexta vez consecutiva da ExpoVinis 2014. Nesta edição lança Minerato (merlot/cabernet sauvignon, safra 2011). Serão apresentados os vinhos e espumantes, especialmente das safras 2009 a 2013, isto é, 3ª e 7ª safras do Pericó Valley, em São Joaquim, a 1300 m.s.n.m, na Altitude Catarinense.

 Vigneto Sauvignon Blanc 2013

O Vigneto foi o primeiro vinho branco da Pericó. De casta francesa, o Sauvignon Blanc encontrou o clima e terroir ideal na Altitude Catarinense.

Apresenta visual claro, amarelo palha e com reflexos esverdeados e brilhantes.

O aroma é complexo e muito intenso, com notas de frutas tropicais, onde se percebe maracujá, mamão papaia, casca de grapefruit e uma nota discreta de folha de tomate.

Harmoniza com peixes, camarão, crustáceos, culinária oriental, carnes brancas, queijos brancos, pratos picantes, massas e risotos.

 


  • 0

Um passeio aéreo pela Vinícola Suzin em São Joaquim – Vídeo

Tags : 


Vinhedos Suzin

Especial da Redação São Joaquim Online

Natureza, aroma e bom gosto são os ingredientes principais da Vinícola Suzin!

As imagens produzidas pela equipe da Photographic mostram de um ângulo totalmente diferente todo o enredo performático e laborioso dos vinhedos da vinícola Suzin.

Um quadricóptero foi utilizado para mergulhar nos céus e captar as mais fantásticas imagens no exato momento da Vindima [colheita da uva] e apresentar todo o potencial e o minucioso empenho o que a família Suzin dedica às suas uvas.

O voo raso sobre as castas de uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Rose e Merlot demonstram toda a fertilidade e qualidade que a altitude da fazenda Alecrim tem a oferecer para a produção de uma dos mais refinados e premiados vinhos São Joaquim. Um diferencial aclamado pela obstinada devoção categórica que o Suzin emprega em seus especialíssimos vinhos finos de altitude..

Veja o Vídeo: