Monthly Archives: junho 2010

  • 0

QSM Blend

VINHO TINTO FINO SECO

Castas: Cabernet sauvignon, Merlot, Touriga nacional e Tinta roriz

Graduação Alcoólica: 13,2% vol.

Elaboração: Fermentaçãoo alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho não passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.

Envelhecimento:
10% do vinho estagiou por seis meses em barricas de carvalho francês (50%) e americano (50%).

Características Sensoriais: Cor rubi de média intensidade, brilhante. Aromas de frutas vermelhas, notas florais e toques vegetais de ervas frescas. Vinho de médio corpo, leve. Boca fresca, alegre, com notas frutadas e taninos gostosos.

Harmonização Enogastronômica:
antipasti italiani (caponata, tomates secos, funghi trifolati – cogumelos frescos em azeite, alho e manteiga, carpaccio); salada de raddichio com bacon; queijo Minas meia cura, gouda, camembert; pizzas com queijo e tomate, com pimentões e vegetais frescos; spaghetti com tomates frescos e manjericão; fiambres como o salame, a copa; galletto al primo canto; costelinha de porco grelhada; frango à  cacciatora, bacalhau à  lagareiro (com azeite e batatas); pratos com caças de pena, como a codorna e a perdiz.

Temperatura de serviço: 15ºC.


  • 0

Villa Francioni Tinto

Villa Francioni  Tinto


Uvas:
Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec.

Teor alcoólico: 13,3%

Cor: Vermelho profundo e púrpura intensa, vivo.

Aroma: Aroma complexo, com notas de café, chocolate amargo frutas negras, cereja, tabaco e especiarias. Leve mentolado. Merece decantação e mostra sua elegância após alguna minutos no decanter.

Paladar: Expressa potência e robustez, devidamente revestidas pelos taninos elegantes. Equilibrado, com bom final e persistência longa e agradável.

Informações gerais: Estágio de 13 meses em barris de 1º uso de carvalho francês. Elaboração a partir de uvas selecionadas nas melhores vinhedos, com maceração longa, separação de vinho prensa e sem filtração.

Guarda: 10 a 15 anos.

Harmonização: carnes de caça, como perdiz, pato e javali selvagem, perdigão, com molhos que podem ser um puco mais condimentados, porém com pouca pimenta.


Temperatura de serviço:
18 a 20º C.


  • 0

Joaquim Cabernet Merlot

Joaquim Cabernet Merlot

Uvas: Cabernet Sauvignon e Merlot.

Teor alcoólico: 13,65

Cor: Vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos.

Aroma: Boa intensidade aromática, lembrando frutas frescas, mescladas com aromas de amoras, ameixas e algo de especiarias harmonizadas e com o carvalho. Vinho que merece decantação para expressar a finesse de seus aromas.

Paladar: De bom corpo, inicio de boca agradavél e bons taninos que tornam o vinho carnudo, equilibrado, harmônico e com boa persistência no final de boca. Acidez agradavél que dá sustentação ao estágio em barrica francesa.

Informações gerais: Estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês o que trouxe muita estrutura e harmonia ao vinho. Colheita manual.

Guarda: 8 anos

Harmonização: Joaquim, harmoniza bem com carnes como cordeiro, avestruz e gado, massas com base de molhos madeira e funghi não muito condimentados. Acompanha bem queijos de média maturação.

Temperatura de serviço:
15 a 18º C.