Monthly Archives: maio 2010

  • 0

Maletas para Vinhos

Maletas para vinho, revestida de couro, ideal para presentes.


  • 0
Icewine_01

Icewine

Harmonização

O Pericó icewine, hamorniza com sobremesas a base de pêra e frutas secas, queijos azuis (Roquefort e Gorgonzola), queijos de fungo branco (Brie e Camembert), Foie gras. É um vinho de meditação e portanto pode ser degustado e apreciado sem nenhum outro tipo de alimento.


Processo

Vinho licoroso elaborado com uvas colhidas maduras e congeladas naturalmente nos vinhedos (temperatura de -7,5 oC), no final do outono, cultivados em espaldeira, com uma produção de somente 0,500 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude de 1300 metros acima do nível médio do mar.


Característica Analítica

Álcool: 15 %
Acidez Total: 6,73 g/L (ácido Tartárico)
Densidade: 1,0263
Extrato seco: 120,45 g/L
S02 Total/Livre: 18/168 mg/L
Açúcares Totais: 84 g/L

Análise Organoléptica

VISUAL: rosa granada com reflexos castanhos

OLFATO:
apresenta um aroma intenso e muito complexo com forte presença de frutas como uva passa, figo seco, tâmaras secas, ameixa seca e um discreto aroma de goiaba. Apresenta também aroma floral lembrando à rosas

BOCA:
o ataque inicial é doce, mas em virtude da ótima acidez o vinho é equilibrado, extremamente persistente e denso, no retro olfato destacam-se as frutas secas que se percebem no aroma, lembra marmelada bem cozida. Percebe-se nitidamente aromas de especiarias como a baunilha e o chocolate


Variedade

Cabernet Sauvignon


Origem

Pericó Valley, São Joaquim/SC, das Terras de Altitude e da Neve Catarinense, a 1300 m.s.n.m..


  • 0

Grand Utopia

VINHO TINTO FINO SECO

Castas: Cabernet sauvignon (70%), Merlot (30%)

Graduação Alcoólica:
13,8% vol.

Elaboração: Fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho não passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.

Envelhecimento:
100% do vinho estagiou por seis meses em barricas novas de carvalho francês (50%) e americano (50%).

Características Sensoriais:
Cor rubi brilhante, com reflexos violáceos. Nariz complexo, com deliciosos aromas de frutas vermelhas e negras, notas de especiarias como a baunilha e toques sutis de chocolate, tabaco e alcaçuz. Acidez firme, com presença de taninos elegantes e fino equilíbrio com o álcool. Corpo intenso, com longo final de boca.

Harmonização Enogastronômica:
queijos intensos: parmigianno regiano, pecorino sardo ou di Pienza, pont l’evèque; risoto de frescal (carne curada típica de São Joaquim); pappardelle al ragu d’agnello (massa com molho de cordeiro); coelho à  moda portuguesa (coelho cozido em molho intenso à  base de ervas aromáticas); perna de cordeiro assada com ervas aromáticas; costeletas de javali ao molho de vinho tinto.

Temperatura de serviço:
17ºC; recomenda-se a decantação do vinho uma hora antes de servir.