Monthly Archives: abril 2010

  • 0

Utopia Lote Um

VINHO TINTO FINO SECO

Castas
: Cabernet sauvignon, Merlot e Touriga nacional

Graduação Alcoólica: 13,4% vol.

Elaboração: Fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho não passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.

Envelhecimento:
50% do vinho estagiou por seis meses em barricas novas e de primeiro uso, em carvalho francês (50%) e americano (50%).

Características Sensoriais:
Cor rubi intensa, com reflexos violáceos. Nariz rico, com aromas de frutas vermelhas, notas florais, toques de especiarias doces e picantes (como a pimenta negra); nuances vegetais que lembram chá preto. Acidez agradável e taninos sedosos. Gostoso frutado no retrogosto, com final intenso e limpo.

Harmonização Enogastronômica: queijos intensos: grana padano, pecorino, taleggio; risotto alla salsiccia (risoto de linguiça toscana); ossobuco con polenta; entrecôte marchand de vin (filé de costela com molho de vinho); filé com molho ao funghi; magret de canard com molho de frutas vermelhas (peito de pato).

Temperatura de serviço:
17ºC; recomenda-se a decantação do vinho uma hora antes de servir.


  • 0

Cabernet Sauvignon Suzin

A 1.200 metros acima do nível do mar, enraizado em solo pedregoso e fustigado por forte vento, esculpimos o Cabernet Sauvignon Suzin, colhido nas frias terras de São Joaquim.

O amplo gradiente térmico, aliado à condução do vinhedo e raleio de cachos nos dão uvas doces e com alto índice de polifenóis.

A colheita seletiva e a vinificação independente da cada lote se aliam à sensibilidade do vitivicultor para determinar a excelência e garantir ao degustador o mais harmônico Cabernet Sauvignon que a Serra Catarinense pode dar.


Ficha técnica


País:
Brasil

Região:
São Joaquim – SC

Teor alcoólico:
14%

Cor:
Vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos e nuances amendoados.

Aroma: Boa intensidade aromática, notas de frutas secas, mescladas com aroma de cereja, ameixas e algo de especiarias, influência do carvalho. Vinho que merece decantação para expressas o finesse de seus aromas.

Paladar: De bom corpo, início de boca agradavél e bons taninos que tornam o vinho denso, equilibrado, potente e com boa persistência no final de boca. Acidez média que sustente o teor de álcool e com o tanino do carvalho francês dá grande tempo de guarda.

Informações gerais:
Estágio de 09 meses em barricas de carvalho francês, o que trouxe muita estrutura e harmonia ao vinho.

Notas de produção: Vinho elaborado a partir de parreiras próprias conduzidos em espaldeira sob produtividade média de 4,2 toneladas por hectare, com raleio de cachos e final do amadurecimento em maio de 2006. Colheita manual, selação de cachos, dsengace e selação de bagas seguida de esmagamento e maceração pelicular com pijeajes diárias. Fermentação maloláctica completa e amadurecimento em barricas de carvalho francês. Na fase atual, encontra-se muito vivo e estruturado, devendo permanecer em decanter para poder expressar toda sua elegância.

Guarda:
Bom para consumo, porém irá melhorar com mais três ou quatro anos de garrafa.

Harmonização: Harmoniza bem com carnes como cosdeiro, avestruz e gado, massas com base de molhos madeira e funghi não muito condimentados. Acompanha bem queijos de média maturação.

Temperatura de serviço: 15 a 18º C.

Produtor:
Vinícola Suzin


  • 0

Villa Francioni Chardonnay Lote II

Villa Francioni Chardonnay Lote I

Uva: Chardonnay

Teor Alcoólico: 13,0%

Degustação: Amarelo ouro claro. Aromas de abacaxi maduros que se misturam a notas de peras e amêndoas, instigante, que mostra muita elegância com o passar dos minutos na taça, tormando o carvalho sutil e harmônico.

Volumoso, denso, um Chardonnay potente e elegante, com acidez viva e muito equilibrio.

Final de boca longuíssimo e provocante, que torna o próximo gole quase uma obrigação.

Guarda: 5 a 7 anos.

Harmonização:
Harmonização perfeita com lagosta grelhada com molho de manteiga, mas também aceita peixes com molhos amanteigados e base molho branco, frutas do mar e aves.

Temperatuta de serviço: 6 a 8º C.