Monthly Archives: março 2010

  • 0

Adega de madeira

Adega de madeira, com suporte para 18 garrafas de vinho.


  • 0

Utopia Mosaïque

VINHO TINTO FINO SECO

Castas:
Cabernet sauvignon, Merlot, Touriga nacional e Tinta roriz

Graduação Alcoólica: 13,5% vol.

Produção:
Lote com 6.000 garrafas de 750 ml, numeradas.

Elaboração:
Fermentação alcoólica em pequenos tanques de aço inox, com controle de temperatura através de água corrente de fonte natural. Fermentação malolática realizada em cubas de inox, dentro de estufas aquecidas, com temperatura controlada em 25ºC. O vinho nÃo passa por clarificação ou por filtragem, podendo apresentar depósitos e borras durante o processo de envelhecimento na garrafa.

Envelhecimento: 10% do vinho estagiou por seis meses em barricas de carvalho francês (50%) e americano (50%).

Características Sensoriais:
Cor rubi intensa, com reflexos violáceos. Nariz com aromas lembrando frutas vermelhas, notas florais de violeta, especiarias doces e cacau. Fresco em boca, com notas condimentadas. Taninos agradáveis.

Harmonização Enogastronômica:
queijos maduros de leite de cabra; grana padano; spaghetti al funghi; tagliatelle al ragù di carne (massa com molho à  bolonhesa); picanha grelhada; steak au poivre (filé com molho de pimenta verde); arroz marroquino com cordeiro.

Temperatura de serviço:
17ºC; recomenda-se a decantação do vinho uma hora antes de servir.


  • 0

Pericó taipa Vigneto

Harmonização

Peixes em geral, camarão, crustáceos, culinária japonesa e oriental, carnes brancas, comidas leves. O Taipa Vigneto da Pericó é a combinação perfeita para uma boa companhia.


Processo


VINHO
: elaboração do vinho, a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes de vinhedos próprios, cultivados em espaldeira, com uma produção de somente 0,75 kg por planta. Os vinhedos estão localizados a uma altitude de 1300 metros acima do nível do mar e isso faz com que os aromas primários do Sauvignon Blanc estejam presentes no vinho e com uma grande intensidade.


Característica Analítica

Álcool     11,5 %
Acidez Total     5,28 g/L (ácido Tartárico)
Acidez Volátil 0,15 g/L
Densidade  0,9929
Extrato seco  17,47 g/L
S02 Total/Livre  97/27 mg/L
Açúcares Totais  1,08 g/L
pH 3,36


Análise Organoléptica

VISUAL: amarelo palha, com reflexos esverdeados, brilhante

OLFATO: aroma fino, complexo e muito intenso com notas de frutas tropicais, onde se percebe maracujá, mamão papaia, casca de grapefruit e uma nota discreta de folha de tomate

BOCA: frutado, muito refrescante, harmônico e persistente, se percebe as mesmas frutas encontradas no aroma, principalmente o maracujá


Variedade

Sauvignon Blanc


Origem

Pericó Valley, São Joaquim/SC das Terras de Altitude e da Neve Catarinense.